CategoriesDicas Reforma

Você vai fazer aquela reforma que tanto sonhou e logo pensa em derrubar paredes para dar mais espaço ao apartamento. Uma cozinha americana, por exemplo, cairia bem para dar modernidade à casa. Ou juntar aquele banheiro da área de serviço com o quarto do casal e fazer uma suíte. Ninguém quer que você desanime, mas saiba: não se pode derrubar paredes sem a análise criteriosa de um engenheiro. 

“É comum a solicitação de integração da cozinha à sala, no modelo americana. Para que essa alteração seja feita, é importante verificar se essa parede entre a cozinha e a sala tem a função só de vedação (vedar os ambientes de um lado para o outro), ou se tem função estrutural, quando suporta peso do andar superior”, explica o engenheiro civil Gustavo Sant’Ana de Castro, da Rocca Engenharia. 

Entenda os cuidados para derrubar paredes durante reformas
Modelo de cozinha americana, onde não há parede dividindo a cozinha da sala

A arquiteta Kivia Costa, do escritório CLS Arquitetura, detalha que quando a estrutura da casa ou apartamento é em alvenaria autoportante, ou seja, a parede é o apoio para a laje, deve-se ter mais cautela. “Já em estrutura de pilares e vigas, as paredes podem ser removidas, pois são somente vedação do espaço. É importante contratar um engenheiro para fazer essa análise”.  

Kivia destaca que para derrubar paredes internas é necessário acompanhamento de um engenheiro e da emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) feita por ele. De acordo com a Norma Técnica Brasileira (NBR) 16.280, todas as modificações que exigem demolições precisam ser acompanhadas e assinadas por um profissional capacitado. 

Gustavo Castro lembra, ainda, que toda alteração que envolve demolição ou modificação de paredes, por lei, é obrigatória a aprovação na prefeitura. O termo usado é modificação sem alteração de área e geralmente o projeto novo deve ser submetido ao órgão municipal. Então, consulte a prefeitura da sua cidade sobre o procedimento.  

Como saber se pode derrubar paredes 

Para verificar se as paredes têm função de estrutura e recebem peso do andar superior, é preciso consultar o projeto estrutural elaborado e ou manual do proprietário, que mostra o sistema construtivo adotado no imóvel. Caso não tenha essas informações, o síndico pode ajudar. 

Entenda os cuidados para derrubar paredes durante reformas
Consultar o projeto estrutural é necessário antes de derrubar paredes

“Outra possibilidade é vistoriar o local. A gente consegue fazer pequenos cortes para tirar o reboco da parede e checar se ela é estrutural. Sempre antes do planejamento da obra e elaboração do projeto com o arquiteto, é bom procurar essas informações. Sem elas, as expectativas podem ser frustradas”, diz o engenheiro. 

 

Fonte: Zap Imoveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

Telefone

(41) 3024-6247

R. Atílio Bório, 1307 – Alto da XV, Curitiba – PR

email

lmm@lmmobras.com.br

Empresa Certificada

Conheça a LMM

SOBRE NÓS

 Nosso compromisso é executar obras com qualidade, buscando sempre a satisfação do cliente, atendendo os requisitos legais, visando à melhoria contínua e a manutenção da sustentabilidade.

© 2021- LMM Obras (LMM Construção Civil LTDA) Todos os direitos reservados.

V.1.0

Add to cart